ESG

O que é ESG?
O ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance, que se traduz para ambiental, social e governança corporativa. Trata-se de um conjunto de políticas utilizadas para orientar empresas, investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade. Como o próprio nome sugere, a agenda ESG procura selecionar agentes do mercado que:

– Buscam o desenvolvimento sustentável, em harmonia com o meio ambiente;
– Desenvolvem relações com a sociedade, colaboradores e consumidores;
– Garantem os direitos dos acionistas, com regras de conformidade e governança.

A LASCOM, atuando em um segmento de inovação tecnológica constante, como o setor de Telecomunicações, esforça-se por se inserir na Política ESG e adotar boas práticas de sustentabilidade, conservação e resultados.

1. Ambiente (Environmental)
A Lascom preocupa-se com a geração de resíduos sólidos provenientes de suas atividades técnicas. A empresa promove um monitoramento constante junto a suas equipes quanto ao descarte adequado dos resíduos gerados por suas atividades. Além disso, pratica o reuso de materiais em bom estado que não precisam ser descartados. A Lascom mantém contato frequente com Associações e Cooperativas de Reciclagem para doar seus resíduos para reciclagem. Também fiscaliza suas aquisições de produtos e serviços, dando preferência a produtos sustentáveis e recicláveis, além de contratar empresas com expertise em sustentabilidade e conservação.

2. Social (Social)
A LASCOM reconhece que seus colaboradores e sócios são seu maior patrimônio. A empresa valoriza a sinergia de sua equipe como garantia de sucesso e resultados positivos para os clientes. Para isso, promove programas internos de Saúde Ocupacional e Segurança no Trabalho. Mantém a renovação constante dos equipamentos de proteção individual (EPIs) de seus colaboradores, em conformidade com as normas técnicas. Também realiza renovações regulares dos Atestados de Saúde Ocupacional e fornece EPIs para proteção contra a contaminação por COVID-19. Além disso, a Lascom contribui anualmente com doações para instituições de caridade de cunho religioso ou social e promove internamente campanhas de conscientização sobre respeito social, étnico, religioso e de orientação sexual.

3. Governança Corporativa (Governance)
A LASCOM declara abertamente sua Política de Negócios em dez princípios:

Princípio 1: Nossa Política
A política da Lascom Telecomunicações é conduzir todos os negócios de acordo com altos padrões éticos, obedecendo às leis e sendo uma boa cidadã corporativa. Isso se aplica a todos os membros da empresa.

Princípio 2: Nossos Clientes
A Lascom compromete-se a manter a confiança e o respeito de seus clientes, competindo de maneira justa e honesta, oferecendo serviços de qualidade a preços justos.

Princípio 3: Concorrentes
A Lascom compete de maneira vigorosa e justa, de acordo com as leis antitruste, para garantir que seus serviços sejam reconhecidos por seus méritos.

Princípio 4: Agentes, Consultores e Parceiros de Negócios
A Lascom só trabalha com parceiros que atendam aos padrões da empresa e concordem com suas políticas e procedimentos.

Princípio 5: Conflitos de Interesse
Os funcionários devem evitar conflitos de interesse, não utilizando ativos da empresa para vantagens pessoais.

Princípio 6: Proteção e Uso Apropriado de Informações Internas e Confidenciais
Os funcionários não podem explorar informações confidenciais para vantagens pessoais.

Princípio 7: Responsabilidade sobre Registros Financeiros e Não Financeiros
Cada funcionário é responsável pelos registros financeiros e pela integridade dos registros da empresa.

Princípio 8: Respeito pela Diversidade Cultural
A Lascom valoriza a diversidade e promove um ambiente inclusivo.

Princípio 9: Compromisso com os Direitos Humanos, Meio Ambiente e Responsabilidade Social
A empresa apoia a proteção dos direitos humanos, a eliminação do trabalho escravo e infantil, e incentiva a responsabilidade ambiental.

Princípio 10: Responsabilidade
Todos os funcionários são responsáveis por seu comportamento e devem agir de acordo com os princípios da empresa.

“Ganha quem cuida. Ganha quem se importa.” – Ivo Knoepfel